Sugestões para quem anda de ônibus em JF

1 – Não ande. Se você mora próximo ao trabalho e outros locais onde têm compromissos, vá à pé! Coloque um som no celular, um tênis no pé e caminhe, porque faz bem e você economiza. Não é lá uma fortuna, mas pelo menos seu rico dinheirinho não vai para o bolso de quem ficou podre de rico nas costas do cidadão.

 2 – More perto dos locais onde você precisa estar. Nem sempre isso é viável, mas conheço pessoas que se mudaram para regiões centrais da cidade e o gasto com moradia é menor do que o que pagavam mensalmente no transporte público.

 3 – Sabe andar de bicicleta? Pode ser uma alternativa para aqueles que também não precisam percorrer grandes distâncias e subir morros. Em outras cidades do país e do mundo, este tipo de transporte é muito valorizado (aqui complica um pouco por causa da topografia). Além de (praticamente) gratuito, ele também te deixa com as pernas ma-ra-vi-lho-sas, resultado garantido em menos de 3 meses.

 4 – Peça carona. Para conhecidos, obviamente. Faça aquela social (leve bolos, conte piadas, sorria sempre!) e mantenha sempre um grau de amizade considerável com aqueles que moram perto de você e tenham um veículo automotor.

 5 – Vá de táxi. Já ouvi dizer que fica mais barato do que manter um carro. Conhecendo um profissional de confiança, você vai ter presteza, agilidade e a possibilidade de tirar onda por andar de carro com chofer e não ter que pagar 13º salário para ele (taxista tem caixinha de Natal?).

 6 – Compre um carro ou uma moto. Não tem jeito, em alguns casos é a solução mais fácil, e mais cara também. Mas o que você ganha em tempo e conforto e acessibilidade e status e liberdade compensa o dinheiro gasto (dizem).

 7 – Se depois dos 6 itens propostos, você não tiver alternativa nenhuma, vá para o ponto de ônibus mentalizando coisas boas. Música gospel é uma boa maneira de, mentalmente, acalmar os ânimos e pedir paciência a Deus para que tudo dê certo: que o ônibus não quebre, não atrase ou adiante, não pegue engarrafamento, não vá tão cheio e que, se possível ainda, haja lugar para sentar.

 8 – Não chore. Não vai adiantar. Em vez disso, esteja sempre com coisas em mãos para fazer. O kit completo para aproveitar o tempo na viagem coletiva é lixa, base para unhas, maquiagem, celular, um livro com letras grandes e uma história interessante, uma fruta prática e discreta, planilhas de despesas, revistas de cosméticos e afins… E spray de pimenta. Vai saber, né…?

 9 – Ande sempre com o horário de ônibus na bolsa. Mesmo que não adiante, você pode xingar com convicção e argumento.

 10 – Complementando o item 2, pelo menos, meu filho/minha filha, mude para um local onde haja disponibilidade de várias linhas de ônibus, trem, barco…

Deve haver outras sugestões; por enquanto, paro por aqui, porque vou agora na concessionária fazer orçamento de carro. Ah, mas vou! Passei muita raiva nos bancos de ônibus e aprendi que, se eles não mudam, quem vai mudar sou eu!!!!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Sugestões para quem anda de ônibus em JF

  1. Putz, depois desse texto, cai na real!!! Como somos mal atendidos no transporte público, né? Ninguém merece!!!
    Eu estou tentando criar coragem de vir a pé para o serviço. Acho que consigo… heheheh
    Bjos

  2. Agora, Pessoa, tu vai chegar onde deseja ir, se…
    desviar pedestres folgados,
    se safar de motoqueiros desvairados,
    não ser massacrada por ônibus tresloucados,
    nem perturbada por agentes de trânsito irados.
    E engarrafada, estressada e vilipendiada,
    talvez,até sinta saudades daquele buzão véio de guerra…

  3. Bem, para quem ainda não se convenceu, procure pegar um ônibus às 18:00 com uma criança, bolsa, mochila e lancheira do colégio, estando todas as janelas fechadas e um monte de gente entrando e saindo, sem, é claro, deixar de empurrar você.
    Bjs. Tenho que ir para o ponto!!!!
    Rose.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s