Ensinamentos da água

agua

“De todos os materiais, a água é o mais resiliente. Sobe até os céus, desce como gotas de lágrimas, percorre corredeiras, despenca em forma de cachoeiras, cabe orgulhosamente num oceano ou humildemente na circunferência dos olhos. Não resiste aos obstáculos, contorna-os sem reclamar. Deveríamos ser metaforicamente com a água. Caímos, nos levantamos. Somos pisados, contornamos. Somos excluídos, evaporamos, vamos para outros ares.” (Sonhos e disciplina, Augusto Cury).

Quero ir além nesse assunto: a água conquista os espaços à sua frente, buscando alcançar seu destino final: o mar, espaço “infinito” de reunião das águas. Ainda que não o alcance, ela segue este objetivo o máximo possível; mesmo sendo interrompida no meio do caminho, ainda consegue fazer algo de bom, cumprir uma missão que lhe valha cada parte do percurso (como irrigar a terra, servir ao homem, evaporar para retornar como chuva…).

foz 2

Devíamos buscar a simplicidade e eficiência que a água carrega. Aplicar sua maleabilidade na dança da vida. Entender que nosso caminho é pautado por algo maior do que nós a ser cumprido, alcançado; qualquer interrupção ou percalço tem seu valor e objetivo. Reunir a coragem de se refazer para que, lá na frente, a gente encontre o mar de satisfação e felicidade!

Mas “(…) Somos frequentemente não como a água, mas como o vidro. Forte, duro e rígido, entretanto incapaz de suportar um trauma, que o estilhaça.” (idem). Ensinaram-nos a ser assim, pois é mais fácil manipular o vidro do que a água; ele se encaixa melhor na sociedade de concreto. Engraçado! Já me cortei com o vidro e a água lavou meu machucado. O vidro, que às vezes prende a água, fica inerte enquanto ela se liberta e  segue seu caminho no espaço…

Água… elemento abençoado por Deus, fonte de batismo e de vida. Que ela não nos falte como exemplo de renovação e purificação no nosso dia a dia! Jamais!

ãgua 2

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s